Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Falando um pouco sobre Educomunicação e praticas educomunicativas


Quem são? 

O Projeto Cala-boca já morreu é uma associação sem fins lucrativos, constituída em 2004, depois de 9 anos de existência como uma ação sem fins lucrativos do Instituto GENS de Educação e Cultura. 

Desde seu início, em 1995, tem como principal objetivo criar oportunidades para que as pessoas, independente da idade, origem e condição social, exerçam o direito à produção de comunicação. O grupo inicial, formado por crianças de 7 a 10 anos, ocupou diferentes espaços em meios de comunicação comunitários experimentando todas as etapas de produção de programa de rádio, programa de tv e jornal impresso. Esse processo envolveu o grupo em discussões sobre temas como saúde, educação, comunicação e meio ambiente. 

Hoje, já adultos, esses participantes compõem o grupo gestor da associação e junto a novos grupos de crianças, adolescentes e adultos que, gratuitamente, frequentam a Casa Cala-boca já morreu dão continuidade ao trabalho iniciado na década de noventa. 

Paralelamente, a partir de 2004, o Projeto Cala-boca já morreu passa a oferecer serviços na área de Educomunicação, especialmente para eventos, projetos e programas voltados para crianças e jovens Adotamos em todas as atividades uma metodologia, também chamada "Cala-boca já morreu", fundamentada no direito humano à comunicação e em princípios de co-gestão. 

Esperamos que os grupos, ao vivenciarem todas as etapas de produção coletiva de mensagem, desde a definição de tema, à produção, apresentação e considerações sobre o processo de elaboração e o produto, possam entender melhor a si, ao outro, bem como o modo de viver que juntos estabelecem. 



Falando um pouco sobre Educomunicação e praticas educomunicativas

Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão/ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social.
Apresenta-se, na atualidade, sob a forma de leitura crítica dos meios, produção coletiva de comunicação e epistemologia.
O que a torna peculiar, em todas as suas vertentes, é que ela coloca em destaque um dos temas mais importantes da nossa história: a influência da comunicação social na formação das pessoas e na consolidação da nossa sociedade.
Essa compreensão, decorrente, em especial, da produção coletiva de comunicação, resgata o direito humano de todas as pessoas, independente de idade, gênero, origem ou titulação, também dizerem o que sentem e pensam sobre assuntos que julgarem oportunos por sua própria vontade ou necessidade.
Por esses motivos, nossos cursos se propõem a evidenciar a Educomunicação como uma forma de intervenção social. 

O que pretende
* Promover a compreensão das bases teóricas da Educomunicação
* Desenvolver formação teórico-prática, a partir da vivência da Metodologia Cala-boca já morreu voltada para a vertente Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação
*
* Oferecer condições para o entendimento das dinâmicas próprias de grupos envolvidos em produção coletiva de comunicação, baseados no princípio da co gestão.
*
* Desencadear reflexões sobre as possibilidades de a Produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação, constituir-se numa proposta de Educação pelos Meios de Comunicação
* Contribuir para o movimento de democratização da comunicação no Brasil 

A quem se destina o curso
A todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos e sua prática em produção coletiva de comunicação, na perspectiva da Educomunicação, independente de sua formação acadêmica e área de atuação. 

Formato do curso
Dividido em três módulos dedicados à teoria e à prática de produção coletiva de rádio, vídeo e mídia impressa, o curso pode ser realizado de forma intensiva, extensiva ou imersão, na cidade de São Paulo ou em outras localidades. 

Fonte: Projeto Cala Boca Já Morreu http://www.educomunicacao.org.br/ 

Postado por Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário