Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Música e Comunicação

Música e Comunicação



           Estudos mostram o uso da música no lazer, relaxamento, entretenimento, sentimentos, etc. Os ritmos também são usados desde o princípio da humanidade para comunicação e expressão. A música é capaz de caracterizar povos e grupos sociais. Os sons estimulam o cérebro e potencializa o seu funcionamento ideal.
        Os gestores de comunicação utilizam várias mídias e meios, como práticas educomunicativas e a música pode literalmente fazer parte desses projetos. Pois esse recurso faz parte do dia a dia e do interesse geral das pessoas. A publicidade também usa esse meio para atingir seu público de uma forma multi sensorial.
       Tomando como base essas informações, podemos afirmar que o uso da música como meio de comunicação pode colaborar eficazmente no aprendizado. Como afirma Peruzzollo “linguagem é todo o conjunto de sinais que tem regras de valores e de composição e que servem para deslanchar um processo de comunicação” (2004,p.100).
          A música é uma linguagem sonora, que tem o poder de emitir mensagens através da composição da harmonia e das letras. No contexto educomunicativo pode-se utilizar os ritmos, melodias e letras que retratam épocas e sociedades específicas no auxílio para uma aula de história ou literatura por exemplo. Há também belas obras compostas com compassos mistos que podem colaborar no aprendizado da matemática.
         A música atinge diretamente e individualmente cada pessoa, por isso sugere-se também a indicação de músicas da preferência dos alunos. Essa atitude ajuda a ampliar o relacionamento e avaliar o contexto social no qual o aluno está inserido.
          Dessa maneira, a música é uma forma de expressar sentimentos, transmitir mensagens e se comunicar. Podendo em sua complexidade, simplificar o aprendizado. 

Texto de: Juliana Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário