Música e Comunicação
Estudos mostram o uso da música
no lazer, relaxamento, entretenimento, sentimentos, etc. Os ritmos
também são usados desde o princípio da humanidade para comunicação e
expressão. A música é capaz de caracterizar povos e grupos sociais. Os
sons estimulam o cérebro e potencializa o seu funcionamento ideal.
Os
gestores de comunicação utilizam várias mídias e meios, como práticas
educomunicativas e a música pode literalmente fazer parte desses
projetos. Pois esse recurso faz parte do dia a dia e do interesse geral
das pessoas. A publicidade também usa esse meio para atingir seu público
de uma forma multi sensorial.
Tomando como base essas
informações, podemos afirmar que o uso da música como meio de
comunicação pode colaborar eficazmente no aprendizado. Como afirma
Peruzzollo “linguagem é todo o conjunto de sinais que tem regras de
valores e de composição e que servem para deslanchar um processo de
comunicação” (2004,p.100).
A música é uma linguagem sonora, que
tem o poder de emitir mensagens através da composição da harmonia e das
letras. No contexto educomunicativo pode-se utilizar os ritmos, melodias
e letras que retratam épocas e sociedades específicas no auxílio para
uma aula de história ou literatura por exemplo. Há também belas obras
compostas com compassos mistos que podem colaborar no aprendizado da
matemática.
A música atinge diretamente e individualmente cada pessoa, por isso sugere-se também a indicação de músicas da preferência dos alunos. Essa atitude
ajuda a ampliar o relacionamento e avaliar o contexto social no qual o
aluno está inserido.
Dessa maneira, a música é uma forma de
expressar sentimentos, transmitir mensagens e se comunicar. Podendo em
sua complexidade, simplificar o aprendizado.
Texto de: Juliana Araujo
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